sábado, 31 de outubro de 2009

Um dia com Machado de Assis


Segundo dia de feriado......bom..o q vamos fazer?!
Nenhum lugar legal p ir....nenhuma festa q foi convidada.....
Entaum vamos ficar em ksa...Fazendo o q ?! Estudando?! Bom...acho q eh o jeito....
Eh..prova de Lingua Portugues sexta feira.....dois livros e sete contos de Machado de Assis p ler.....
Vou ter q meter a cara(literalmente) nos livros.....
Um dia com Machado de Assis....que dia.....
Um dia inteiro lendo Memorias Postumas de Bras Cubas...que dia......auhsuahs...ate que foi divertido.....cansativo eh claro...mas divertido.....
Sito agora algumas partes que tirei do livro que me chamaram atecao...
Se quizerem se colocar nessa partes...sintam-se a vontade....mas nao digo q direcionei p alguem em especiais...porque isso nao o fiz....

Ai estao:



"De dois grandes namorados, de duas grandes paixoes sem freio, nada mais havia ali, vinte anos depois; havia apenas dois coracoes murchos, devastados pela vida e saciados dela, nao sei se em igual dose, mas enfim saciados. "



"Ao mesmo tempo, nesse rosto de expressao glacial, havia um ar de juventude, mescla de forca e vico, diante de qual me sentia eu o mais debil e decrepito dos seres. "



"E por que pandora?
- Porque levo na minha bolsa os bens e os males, eo maior de todos, a esperanca, consolacao dos homens. "



"Conheces de sobejo tudo o que eu te depareimenos torpo ou menos aflitivo: o alvor do dia, a melancolia da tarde, a quietacao da noite, os aspectos da terra, o sono, enfim, o maior beneficio das minhas maos. Que mais querer=s tu, sublime idiota? "



"Nao importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem."



"Ai vinham a cobica que devora, a colera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, umidas de suor, e a ambicao, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, ate destrui-lo, como farrapo. "



"Bem, os seculos vao passando, chegara o meu, passara tambem, ate o ultimo, que me dara a decifracao da eternidade. "



"Mas esse duelo do ser e do nao ser, a morte em acao, dolorido, contraida, convulsa, sem aparelho politico ou filosofico, a morte de uma pessoa amada, essa foi a primeira vez que pude encarar. Nao chorei; lembra-me que nao chorei durante o espetaculo: tinha os olhos estupidos, a garganta presa, a consiencia boquiaberta. "



"Na vida, o olhar da opiniao, o contraste dos interesses, a luta das cobicas obrigam a gente a calar os trapos velhos, a difarcar os rasgoes e os remendos, a nao estender ao mundo as revelacoes que faz a consciencia. "



"Senhores vivos, nao ha nada tao incomensuravel como o desdem dos finados."



"As vezes cocava, outras dormia, outras lia- lia muito- outras enfim nao fazia nada; deixava-me atoar de ideia em ideia, de imaginacao em imaginacao, como uma borboleta vadia ou faminta."



"Virgilia comparou a aguia e o pavao, e elegeu a aguia, deixando o pavao com o seu espanto, o seu despeito, e tres ou quatro beijos lhe dera. "


Bom...ai estao...faco das palavras de machado de Assis algumas de minha palvras.....as mais divertidas...uahsuahsuh.....a mas mais cativantes.....as mais reflexivas....nao eh essa uma das caracteristicas de Machado de Assis?! Que suas palavras facam o leitor pensar?! Pois eh..o apoio...nos fazem realmente pensar....p quem nunca leu Machado...indico!
Ahh...mas pensando bem...esse naum foi so um dia com Machado....tem tbm a net neh?! nao posso viver sem ela...uashuahsuh....to aki....uma, duas, tres vezes....usei....ehh...acho q foi isso...tres vezes usei a net..aushuahs...vicio...desculpa... ; D ...Mas ainda to com o Machado....
Reflitam tah?! e LEIAM...ler eh a chave da vida!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário